Como escolher um carro premium usado?

Um carro premium usado combina normalmente um elevado nível de desempenho, uma estética cuidada e um interior com um conforto superior para condutor e passageiros. A escolha de um bom veículo de luxo requer, no entanto, uma reflexão cuidadosa durante a qual a ajuda de um profissional pode ser útil.

A DS CERTIFIED, especialista em propostas de veículos DS usados premium, apresenta alguns dos pontos que precisa de abordar ao selecionar o modelo mais adequado.

Que tipo de carro premium usado?

Os veículos topo de gama, como os modelos para o público em geral, apresentam-se numa grande variedade de segmentos concebidos para atender às necessidades dos diferentes perfis de condutor:

  • Os modelos de cidade premium têm três ou cinco portas e assumem um formato mini para tornar a condução urbana mais simples e intuitiva. Fáceis de estacionar e de manobrar, eles proporcionam uma solução ideal para trajetos diários curtos. O DS 3 é atualmente a referência neste segmento.
  • As berlinas compactas distinguem-se por um habitáculo mais generoso, mas também por uma silhueta de dois corpos (compartimento dianteiro e habitáculo/bagageira) permitindo-lhe manter dimensões modestas e um perfil desportivo. O DS 4, o DS 4 CROSS e o DS 5 beneficiam de uma personalidade assertiva e seduzem muitos compradores.
  • As berlinas de luxo, reconhecíveis pela sua estrutura de três corpos (compartimento dianteiro para o motor, habitáculo e bagageira), continuam a simbolizar a quintessência do espírito automóvel para muitos apaixonados. Estes veículos potentes e com estilo, como o novo DS 9, são desenhados para viagens longas e oferecem um conforto inigualável.
  • Os SUV urbanos estão a tornar-se cada vez mais populares devido aos seus belos volumes interiores e a uma sobrelevação particularmente segura. O fabricante premium DS Automobiles é representado neste segmento por vários modelos com acabamentos notáveis, incluindo o DS 3 Crossback, o DS 4 Crossback e o DS 7 Crossback.

Qual a motorização para o seu veículo premium usado?

No que diz respeito à motorização, ainda é perfeitamente possível recorrer às escolhas clássicas de motores a gasolina e gasóleo. Os veículos movidos a gasóleo têm um ligeiro custo adicional de compra em comparação com os que usam gasolina sem chumbo, mas que é compensado por um menor custo de combustível permitindo rentabilizá-los a partir de cerca de 20.000 quilómetros por ano.

Os veículos premium usados, no entanto, tiveram muitas inovações tecnológicas que o libertam desta alternativa:

  • A escolha de um motor híbrido recarregável nos modelos DS 4 E-TENSE, DS 7 Crossback E-TENSE e DS 9 E-TENSE permite-lhe combinar um motor de combustão clássico com um motor elétrico para fazer 50 a 60 quilómetros, em média, proporcionando-lhe economias de combustível muito interessantes. 
  • Escolher um motor 100% elétrico é uma solução cada vez mais atrativa graças ao aparecimento de veículos topo de gama da nova geração como o DS 3 Crossback E-TENSE com uma espetacular autonomia em ciclo WLTP de 320 quilómetros.

Qual a caixa de transmissão para um carro premium usado?

Embora as transmissões manuais continuem a ser a maioria no mercado português, a flexibilidade de condução oferecida por uma caixa automática está a atrair um número crescente de proprietários. Isto é ainda mais verdade porque os avanços tecnológicos reduziram significativamente a diferença de consumo de combustível entre os dois tipos de caixas.

Os usados oficiais DS incluem uma grande variedade de modelos manuais e automáticos.

Comprar numa rede especializada ou a um particular?

Comprar um veículo premium usado a um particular não é isento de risco. Para além do possível controlo técnico obrigatório, mas muitas vezes superficial, o comprador não dispõe de elementos tangíveis para avaliar a fiabilidade real de um carro e dos cuidados prestados na sua manutenção ao longo dos anos. O preço de venda, embora mais atrativo, deve ser equilibrado contra a ausência de qualquer garantia.

A utilização de uma rede oficial como a DS CERTIFIED, proporciona uma grande segurança à transação, incluindo:

  • Uma escolha abundante de usados premium recentes com baixa quilometragem;
  • Conhecimentos específicos da gama do fabricante premium DS Automobiles;
  • Uma garantia comercial com a duração de 12 ou 24 meses, com uma cobertura idêntica à garantia do fabricante oferecida a veículos novos;
  • Uma inspeção técnica minuciosa antes da venda, incluindo a verificação rigorosa de um total de 120 postos de controlo extremamente precisos;
  • Uma garantia "satisfeito ou reembolsado", que lhe permite trocar o veículo adquirido sem custos até 10 dias após a compra e até 2.000 quilómetros percorridos caso não esteja satisfeito por qualquer razão.